Coordenador : Ranieri Carvalho Camuzi
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 382193.2206.34183.28042023
Departamento/Setor: MAF
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : População em geral nas ações de educação em saúde para prevenção das doenças crônicas (DC). . Pessoas vivendo com DC, sobretudo adultos e idosas, em acompanhamento no CRASI, no CASIC, na Farmácia Universitária, pelo projeto Abordagem Multidisciplinar na Hipertensão Resistente (Ambulatório HUAP) e/ou em outra unidade de saúde vinculada à UFF. Serão beneficiados diretamente pelo atendimento farmacêutico. . Discentes de graduação e pós-graduação na UFF e farmacêuticos voluntários. Serão beneficiados diretamente pela oportunidade de aprendizado e treinamento de competências, habilidades e técnicas necessárias à prática dos serviços farmacêuticos.
Local de atuação: Farmácia Universitária, Mequinho (CASIC e CRASI), HUAP (Ambulatório).
Objetivo
OBJETIVO GERAL: Promover melhor bem estar à população atendida, buscando a prevenção das DC, ou mitigar a sua progressão através de melhores resultados nas farmacoterapias utilizadas, através da educação em saúde e do cuidado farmacêutico. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1. Promover ações de educação em saúde para prevenção e tratamento das DC. 2. Oferecer orientação farmacêutica e acompanhamento farmacoterapêutico a pessoas vivendo com DC. 3. Identificar as principais necessidades de cada paciente em relação à farmacoterapia. 4. Orientar e educar pacientes e cuidadores quanto ao uso adequado dos medicamentos. 5. Melhorar a adesão dos pacientes às terapias com ou sem medicamentos. 6. Oferecer campo de prática para para ensino de farmácia (graduação), formação profissional e produção de conhecimento (pós-graduação e pesquisa).
Resumo
O aumento da expectativa de vida resultou em transições demográfica e epidemiológica, tornando mais frequentes a incidência e a prevalência das doenças crônicas (DC) não transmissíveis. Com o avanço tecnológico algumas doenças transmissíveis podem ter manejo e controle rigorosos, podendo ser acompanhadas como as DC. As evidências científicas demonstram que o diagnóstico precoce e o acompanhamento multiprofissional, com abordagens que começam por educação em saúde e promoção da adesão terapêutica, são favoráveis para mitigar a progressão das DC e, assim, reduzir a incidência de problemas de saúde mais graves delas decorrentes. Do ponto de vista farmacêutico, as pessoas vivendo com DC (predominantemente adultos e idosos), frequentemente estão sujeitas a polimedicação, expostas cotidianamente a problemas relacionados a medicamentos, os quais podem ser potencializados pelo seu uso incorreto, dificultando que os desfechos desejados sejam alcançados. O cuidado farmacêutico pode colaborar nas ações multidisciplinares desde abordagens de educação em saúde até identificação, prevenção e resolução dos problemas relacionados a medicamentos. Este projeto dá continuidade à ação de extensão Doenças Crônicas não transmissíveis, desenvolvido desde 2021, que por sua vez era derivado da ação de extensão Assitência Farmacêutica a pessoa idosa iniciado em 2009. Este conjunto de ações busca propiciar a integração do cuidado farmacêutico a outras ações, buscando colaborar para melhorar desde a prevenção até o tratamento das DC, e mantendo aberto o campo de prática para ensino de farmácia (graduação), formação profissional e produção de conhecimento (pós-graduação e pesquisa).